Ongs ambientais

Ongs ambientais

Redação Ecopensar

As ONGs (Organização Não Governamental) são uma forma importante que pessoas comuns podem fazer ou auxiliar a que outros possam fazer algo mais efetivo contra os descasos e crimes contra o meio ambiente. Mas muitas vezes não se sabe quais são as Ongs que atuam realmente no Brasil ou somente no exterior e para que você não se confunda e possa direcionar seus esforços ou apoio a uma das causas (e são inúmeras) com mais clareza elaboramos uma listas das Ongs mais atuantes dentro do Brasil.

Mas vale lembrar que são elas organizações do terceiro setor, ou seja, entidades privadas sem fins lucrativos. As ONGs são entidades civis e dependem de doações, associações, trabalho voluntário, militantes e simpatizantes para continuar trabalhando pelas causas ambientais do Brasil e do mundo. E vamos a lista:

O WWF Brasil é uma organização nacional não governamental criada em 1996 (vinculada a WWF Suíça) cuja atividade principal é buscar a conservação da biodiversidade no mundo e fornecer instrução quanto ao uso racional e benéfico dos recursos naturais oferecidos e disponibilizados pelo meio ambiente. Dentre os projetos apoiados pela ONG WWF estão o programa de conservação do Mico-Leão-Dourado e o Projeto Tamar que é a conservação das espécies das tartarugas marinhas do Brasil.

A fundação GAIA é uma ONG sem fins lucrativos criada em 1987 pelo ecologista e agrônomo José Lutzemberger. Ela atua na educação ambiental como a agricultura regenerativa, medicina natural, manejo sustentável dos recursos naturais, saneamento alternativo, produção de energia entre outros. A fundação GAIA oferece uma série de atividades educativas à população interessada e está localizada em Pantano Grande no Rio Grande do Sul.

A fundação Biodiversitas é uma ONG não governamental localizada em Belo Horizonte, Minais Gerais. Ela foi criada em 1989 com o principal objetivo da conservação da natureza promovendo ações de caráter técnico científico, visando a inteiração entre o meio ambiente e os seres humanos, sempre buscando novos meios de conciliar a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico social.

A fundação o Boticário foi criada em 1990 com a principal missão de promover e realizar ações para a conservação da natureza. A fundação grupo o Boticário de proteção à natureza é uma ONG sem fins lucrativos que vem desenvolvendo o papel na proteção a biodiversidade brasileira, conscientização da população, proteção às reservas naturais, espécies ameaças de extinção entre outros.

A Fundação SOS Mata Atlântica tem a missão defender as áreas de Mata Atlântica, preservar as comunidades que habitam a região e conservar seus riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural, através do desenvolvimento sustentado. Criada em 1986 por um grupo de pessoas que já atuava em outras entidades, entre elas cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental, a Fundação SOS Mata Atlântica une o ideal de conservação ambiental ao objetivo de profissionalizar pessoas e gerar conhecimento sobre a Mata Atlântica.

O Instituto Sócio Ambiental (ISA) foi fundado em 1994 para propor soluções a questões sociais e ambientais, o ISA defende bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Ao ser criado, o ISA incorporou o patrimônio de 15 anos de experiência do Programa Povos Indígenas no Brasil do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (PIB/CEDI) e do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) de Brasília, organizações de atuação reconhecida nas questões dos direitos indígenas no Brasil.

O Greenpeace é uma organização global que atua para defender o meio ambiente através da conscientização das pessoas para que mudem seus hábitos. A ONG investiga, expõe e confronta crimes ambientais e defende soluções economicamente viáveis e socialmente justas para as causas ambientais. O Greenpeace está presente em mais de 40 países e conta com a colaboração de aproximadamente 3 milhões de pessoas. A entidade não aceita doações de governos, empresas ou partidos políticos.

A Conservação Internacional Brasil trabalha para preservar ecossistemas ameaçados de extinção em mais de 30 países, distribuídos por quatro continentes. Fundada em 1987, tem como missão preservar a biodiversidade global e demonstrar que as sociedades podem viver em harmonia com a natureza.

O Instituto Akatu trabalha para mudar o comportamento da sociedade, em busca do consumo sustentável. Em parceria com empresas, organizações não governamentais, escolas e meios de comunicação, o Akatu desenvolve ações em duas frentes de atuação: a comunicação e a educação.

O Instituto Ecoar foi fundado por um grupo de ambientalistas e pesquisadores após a Rio-92. A meta da entidade é trabalhar com a educação ambiental para reverter a degradação ambiental e implantar programas e projetos de florestas, recursos hídricos, cidadania e desenvolvimento local sustentável.

O Instituto ECOAR para a Cidadania fundada em 1989 em Campo Grande (MS), promove campanhas e processos de diálogos entre vários setores da sociedade para criar espaços de negociação e decisão sobre questões importantes para a conservação ambiental e a sustentabilidade. A ONG associa investigação cientifica e ação política, envolvendo comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais para promover ações de preservação na bacia do rio da Prata, no Sistema Paraguai–Paraná de Áreas Úmidas, no cerrado e no pantanal.

A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira foi fundada em 1989 para implementar projetos e atividades que promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Procura atuar na formulação, acompanhamento e discussão das políticas públicas sobre o meio ambiente e estimular atividades econômicas sustentáveis. O sítio Amazônia, que é parte de um projeto de análise e monitoramento das políticas públicas na Amazônia, disponibiliza ao público informações sobre a região.

Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), fundada em 1999, a Renctas combate o tráfico de animais silvestres e contribui para a preservação da biodiversidade. A ONG desenvolve suas ações em todo o Brasil, por meio de parcerias com a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor. Através dessas ações, procura promover a conscientização ambiental da sociedade, incentivar a criação de políticas públicas sobre o assunto e apoiar os órgãos de controle e fiscalização ambiental.

Existem muitas outras ONGs e você pode procurar pelas que atuam especificadamente em sua cidade acesse a lista do CNEA, e procure por região/estado.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *